Manifesto ICine

“>

Somos uma entidade criada em 2019 para a organização e fomento da atividade cinematográfica no interior de São Paulo, e representamos uma rede de produtores, cineastas e exibidores presentes em 32 municípios do estado.

Surgimos do recente movimento de descentralização do audiovisual no Brasil e da necessidade de dar protagonismo ao interior de São Paulo, região historicamente situada à sombra da capital no que tange à produção cultural e à formulação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas do território que ocupamos – e pertencemos.

Buscamos abrir, por essa via, novas possibilidades estéticas e temáticas, jogando luz às questões do povo interiorano e rompendo com um ciclo de invisibilidade a que fomos submetidos, seja pela distância dos centros midiáticos e administrativos do estado, seja pela falta de telas para que nos reconheçamos – ou sejamos reconhecidos.

Através do audiovisual, trabalhamos pela formação de uma identidade cultural emancipadora, que ultrapasse a figura estigmatizada do caipira, em sua forma reducionista, a quem é negada a complexidade.

Entendendo a importância da economia criativa no século XXI, enxergamos no audiovisual a possibilidade de criar uma nova vocação econômica para um território histórico e predominantemente ligado à produção de commodities e produtos primários.

Sintetizamos, em imagem e som, paisagens inexploradas, personagens não reconhecidos e histórias ainda não contadas. O interior é potente, e cinematográfico. ICine.

AGRESTE, ou Agrupamento de Estudos Excêntricos, é um rincão virtual para intervenções e instalações de movimentos e pulsões marginais (Precarizadxs, Terroristas, Extrañxs, Messias, Negradas, etc.). No Blog da Zagaia, o periódico AGRESTE mantém uma coluna de traduções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *