AGRESTE

AGRESTE, ou Agrupamento de Estudos Excêntricos, é um rincão virtual para intervenções e instalações de movimentos e pulsões marginais (Precarizadxs, Terroristas, Extrañxs, Messias, Negradas, etc.). No Blog da Zagaia, o periódico AGRESTE mantém uma coluna de traduções.

Allan da Rosa

Allan da Rosa é escritor, historiador e angoleiro.

Anderson Gonçalves

Anderson Gonçalves é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP.

Gustavo Assano

Gustavo Assano é estudante de letras e pesquisa teatro em São Paulo.

São Paulo - Cinema Anônimo

Partimos de uma provocação: “O que acontece com o cinema paulista? A indagação é crítica, mas não depreciativa”. Esta coluna não consiste em resolver este problema. Nosso desejo é desenvolver ao máximo as implicações necessárias desta questão proposta por Francis Vogner dos Reis em importante ensaio sobre o cinema paulista. Aqui, tensionar a questão significa desdobrá-la em análises críticas de filmes paulistas. Somente então, será possível compreender em quais condições este questionamento crítico é mesmo imprescindível. Quinzenalmente, aos sábados, por João Campos e Rodrigo Pinto.

Coletivo Cinefusão

O Coletivo Cinefusão surge no final de 2008 a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas em busca de uma produção artística independente e de reflexões concretas acerca da sociedade.

Dalila Martins

Dalila Martins, pesquisadora e crítica de cinema e artes visuais. É bacharel em Audiovisual e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.

Flavio Lenz

Flavio Lenz é jornalista e ativista, militante do movimento de prostitutas, carioca vivendo em Berlim. Na coluna olha pra onde quer. Escreve o que puder. Apura o que imprimir.

Geraldo Adriano Campos

Professor de Sociologia da ESPM, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, pesquisador da Cátedra Edward Said (Unifesp). Faz parte do Coletivo Zagaia e dos "Batuqueiros e sua Gente". Nas noites de terças arrisca uns chutes no glorioso "Madrugada Futebol e Samba

Luara De

Luara Dê é diretora de cinema e integrante do Coletivo Zagaia

Luiz Rosemberg Filho

Luiz Rosemberg Filho é cineasta, artista visual e ensaísta. Sempre contestador, realizou seus primeiros trabalhos em meados dos anos 60 e segue ativo com uma produção incessante que já conta com mais de 60 títulos, entre curtas, médias e longa-metragens, boa parte deles realizada em vídeo.

O Novo Febeapá

Num esforço mediúnico a Zagaia volta com o Febeapá - o Festival de Besteiras que Assola o País. De golpe a golpe é necessária muita paciência para resistir à estupidez. Trata-se de um serviço de utilidade pública num tempo em que todos resolveram transformar o Brasil em um grande pinico.

Rafael Presto

Rafael Presto é escritor, roteirista, ilustrador e teatrista. Integrante do Coletivo de Galochas e membro do Coletivo DAR.

Rodrigo Suzuki Cintra

Rodrigo Suzuki Cintra é filósofo e escritor. Doutor pela USP, Pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve literatura e ensaios. É membro do Coletivo Zagaia.

Artes do Impossível

O impossível como aquilo que está por vir. É o olhar sobre os impasses, sobre as vias das transformações, sobre a utopia como método crítico que mobiliza nossos ensaios, nossos descaminhos e nossas práticas. Uma aventura por labirintos e trincheiras. Silvio Carneiro, responsável pela coluna, é professor de filosofia da UFABC e pesquisador do NEXOS: Teoria crítica e pesquisa interdisciplinar.

Thiago B. Mendonça

Thiago B. Mendonça é diretor e roteirista de cinema. Integra o Coletivo Zagaia, a Cia. do Terror e o Cordão da Mentira.